Resenha: Ninguém Nasce Herói - Eric Novello


Resenha:
O Brasil já não é mais o mesmo desde que um novo presidente, chamado de O Escolhido assumiu o controle do país. Como medidas para tornar o Brasil um lugar melhor, ele promulgou o Pacto de Convivência(onde as minorias deixariam de ser perseguidas para viverem em paz) que basicamente acabou com o estado laico e fez com que milhões de pessoas se revoltassem a tudo que é diferente e agissem com violência e repressão a essas minorias.
Entretanto, no meio desse caos "organizado", existe um garoto chamado Chuvisco que possui certas peculiaridades, mas que com a ajuda de seus amigos consegue vencer todas as distrações que possui.
Esses amigos formam um grupo de 6 pessoas que está disposto a lutar pela volta da democracia e o fim da ditadura e para isso, alguns deles tomam medidas severas, como participar de alguns grupos que são contra esse regime, mas que sofrem constantemente por pensarem diferente e por desejarem a liberdade. 
Ou seja, alguns dos integrantes desse grupo vivem no meio de um fogo cruzado entre os fundamentalista e os que buscam por paz verdadeira. Inclusive, Chuvisco cogita participar de um dos grupos contra o governo quando decide procurar por garoto que ele ajudou quando estava sendo espancado no meio da rua. Todavia, qualquer ação no meio de toda essa bagunça pode se tornar mortal, principalmente quando nem mesmo a imaginação torna o mundo um lugar melhor.

Opinião:
Quando eu terminei de ler Ninguém Nasce Herói, meu coração ficou extremamente apertado. Mas não porque o livro simplesmente tinha acabado, mas porque a situação presente na história é quase tão real que me faz chorar de tristeza. Afinal, o autor Eric Novello conseguiu criar uma distopia que não está tão distante de nós e isso fica claro ao vermos certos atos políticos.
Não pude deixar de me emocionar com todas as cenas pesadas, que me passaram direitinho a sensação de estar presente com a turma do Chuvisco. Eu quis gritar, eu chorei, eu ri e fiquei maluca de raiva.
Todos os personagens são imprescindívelmente cativantes e brilhantes a seu modo e, a conexão e amizade que eles mantêm entre si é invejável. Não vou negar que milhões de vezes quis fazer parte desse grupo e ser abraçada por todos os membros dele. Aliás, milhões de vezes quis abraçar um deles e dizer que tudo iria ficar bem.
Ao ver as críticas presentes no livro, fiquei feliz. Visto que hoje em dia raramente vemos um livro tão atual e verdadeiro quanto Ninguém Nasce Herói. Inclusive, ao fazer uma redação sobre "como combater a homofobia no Brasil contemporâneo", até citei quotes do livro. Ou seja, ele é de grande ajuda para todos e eu jamais esquecerei o quanto ele me marcou.

Frases: 
"O resultado de nossa coragem é uma mensagem que vai sobreviver ao tempo e ao que existir do outro lado do rio."
"A verdade é que ninguém nasce herói. Mas isso não nos impede de salvar o mundo de vez em quando."
"Ser feliz também é uma forma de protesto."

Autor: Eric Novello.
Páginas: 384.
Editora: Seguinte.
Compre online: SaraivaSubmarino, Site Oficial.

Recomendo fortemente que todos leiam essa distopia brasileira e maravilhosamente bem escrita. O que está presente nessas páginas, pode se tornar até mesmo o nosso futuro, basta olharmos atentamente o que anda  acontecendo no nosso país.

2 comentários

  1. Oi Thais! Achei bem pertinente o contexto dessa obra, é como você falou, é uma distopia bem real, fiquei curiosa para conferir o livro.

    www.estante450.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Cássia! Chega a assustar...
      Confira, sim. Você vai gostar <3

      Excluir

*Seja educado(a) e respeite a todos.
Deixe sua opinião, ela será sempre bem vinda, assim como você ❥