Resenha: Colin Fischer - Ashley Edward Miller, Zack Stentz


Resenha:
Colin Fischer foi diagnosticado com a síndrome de Asperger (uma das variações do autismo) desde cedo. Contudo, criá-lo nunca foi um empecilho para seus pais, Sr. e Sra. Fischer, casal inteligente e trabalhador que sempre se empenhou para que seu filho mais velho tivesse uma vida normal, ou quase.
Colin está com 14 anos, iniciando uma nova fase de sua vida, o colegial. E, exceto pela aparência das pessoas, tudo permanecia igual ao ensino fundamental. Porém, agora Colin não possui mais Marie, sua companheira e ajudante nas horas em que o garoto tinha necessidades para entender as expressões faciais de seus colegas ou se comportar melhor diante de alguma frase que ele não compreende ou de um toque inesperado.
Um dia, em um intervalo para almoço como outro qualquer, as amigas de Melissa (amiga também de Colin) decidem fazer uma festinha para ela, com direto a presentes e bolo. O problema acontece quando um dos valentões da escola pega um pedaço do bolo e, um dos amigos de Melissa se incomoda com a "má educação" do garoto, decidindo a ensinar-lhe uma licçao.
Em meio a discussões, brigas e gritos, um revólver dispara e todos saem correndo, menos Colin, que fica e analisa a situação. Embora todos desconfiem de Wayne Conelly, Colin sabe que não poderia ter sido ele. Afinal, o garoto come meticulosamente e o revólver estava sujo de glacê de bolo.
Um garoto com síndrome de Asperger pode ser inteligentíssimo e muito subestimado, principalmente quando é viciado em mistérios e investigações. Mas será que Colin conseguirá comprovar suas teses quando só possui um aliado valentão que fazia bullying com ele? Isso você saberá apenas no final do livro e se estiver paciente, pois garanto que esse adjetivo é elementar, meu caro Watson. 


Opinião:
Confesso que inicialmente e até no decorrer do livro, fiquei com certa preguiça de iniciar e continuar minha leitura. Não por ser um livro chato ou entediante, mas por ser bem clichê. Óbvio que a vida de Colin é diferente e eu já imaginava que alguns fatos fossem ocorrer por causa disso, mas foi interessante ler um livro no qual um personagem especial é o personagem principal.
Por se passar em um colégio e eles estarem no ensino médio, a maioria dos personagens é típico desse ambiente e acaba sendo meio fútil ou inútil. Contudo, Colin é muito inteligente e, acaba passando várias mensagens para o leitor e até o ensinando coisas. O garoto costuma ser bem subestimado e, por mais que ele não entenda várias expressões (linguísticas ou não), ele continua lutando e fazendo o que acha correto no momento.
Não vou dizer que não vale a pena ler, porque vale a pena, sim. Todavia, se preparem para uma leitura detalhada e curta. Se preparem para terem seus cérebros fritando com tanta matemática (Colin é um matemático excepcional) e por fim, se preparem para ver um garoto do ensino médio resolver o mistério de uma escola que - assim como todas - liga apenas para a reputação que ficará após esse incidente infeliz.

Frases:
"Com sua psicologia complexa, obsessões obscuras, energia quase desumana e dons intelectuais, Sherlock Holmes não era apenas um detetive - ele foi o primeiro super-herói do mundo."
"Às vezes obtemos respostas a perguntas que nunca pensamos fazer. E, às vezes, as respostas nos fazem desejar nunca ter feito as perguntas em primeiro lugar."
"Aprender uma coisa era saber essa coisa; saber uma coisa era entender essa coisa; entender uma coisa era enfrentá-la sem medo."

Espero que tenham gostado de conhecer ou saber um pouco mais sobre a história de Colin Fischer e que possam dar uma chance para o garoto conquistar vossos corações!
Por mais que o livro não tenha me ganhado por completo, sei que sou apenas um leitora no meio de milhões e, também sei que, nem sempre minha opinião pode se encaixar com a sua. Por isso, me conte sua opinião aí nos comentários, quero ver o quanto elas divergem!

2 comentários

  1. Ainda não tinha visto esse título nas livrarias e se caso vi acabei nem dando atenção, mas me interessei, principalmente depois que Sherlock Holmes foi citado no livro hahaha sou fã desse detetive. Vou colocar na minha lista do Skoob.
    Beijos

    https://www.soudelua.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já é uma coisa que você e o Colin tem em comum! Ele também é fã do Sherlock <3
      Faça isso mesmo... Afinal você não deve tê-lo visto, pois ele não é um livro muito valorizado, embora mereça atenção sempre!

      Excluir

*Seja educado(a) e respeite a todos.
Deixe sua opinião, ela será sempre bem vinda, assim como você ❥