Resenha: Sonata em Punk Rock - Babi Dewet


Resenha:
Valentina sempre gostou e foi punk rock, pelo menos desde que se entende por gente. E isso a ajudou a se descobrir e a agir sem medo de mostrar quem realmente é e o que pensa, feminista e cheia de atitude. A música também fez com que Tim (apelido para Valentina) percebesse que tem dons diferentes, como o ouvido absoluto, que faz com que a garota saiba todas as notas que estão sendo tocadas nas canções sem nem precisar ler partitura.
Kim é um garoto prodígio, um gênio e um ótimo músico, mas é arrogante. Ele foi criado pela dona da Academia Margareth Vilela, o que fez com que o garoto crescesse seguindo os passos que a mãe queria que ele desse e no meio de muita música clássica. Porém, hoje em dia, Kim possui problemas que nem seus remédios e as pessoas que dizem ser seus amigos podem ajudar, o que torna o garoto completamente sozinho e com a cabeça desordenada.
O caminho dos dois é cruzado quando Tim é aceita na famigerada Academia Margareth Vilela. Contudo, ao contrário de todos os clichês, eles não se apaixonam de cara pelas diferenças, na realidade, isso é o que os faz brigarem constantemente. Até que um dia, Tim acaba precisando da ajuda de Kim para algo em que o garoto é magicamente bom e ele aceita, indo contra seus princípios, mas fazendo a própria vontade. 
Em meio a punk rock e música clássica, aventuras, shows e apresentações, sororidade, preconceito e vitórias, Tim vai crescendo e amadurecendo no lugar onde sempre foi seu sonho estar e, com a ajuda de seus amigos "esquisitos" tudo é possível para a garota. Inclusive, trocar a playlist de elevador da escola por seu punk rock.

Opinião:
Definitivamente um dos meus preferidos! O livro pode parecer longo e bobinho, mas quando você inicia a leitura, é quase impossível parar de ler! A história e os personagens são cativantes a ponto de você se sentir feliz quando algo de bom acontece com eles (oi Érica, tudo bom?). Um livro sem dramas de adolescentes e sem aqueles clichês básicos que vez ou outra encontramos em livros nacionais. Sem falar na quantidade de música boa que cada capítulo nos proporciona, guardando Sonata em Punk Rock para sempre em nossos corações e em nossas playlists, pois não importa se eu já conhecia as bandas ou as musicas, a partir de agora sempre as associarei a história maravilhosa da corajosa Tim.
A estrutura e a diagramação do livro ficaram perfeitas e a escrita da Babi Dewet é direta e sem enrolação, o que faz o livro fluir com mais facilidade. Porém em algumas vezes o casal principal me deu um pouco de aflição, pois quando eu achava que o fogo finalmente iria rolar, o granizo caía. Mas isso a gente perdoa, afinal todo livro bom precisa nos cativar de algum jeito.
Ah, nesse momento estou escrevendo com uma caixa gigante de Toddynho do lado, porque é incompreensível a ressaca literária que Sonata em Punk Rock causou em mim. As cenas e as frases até agora têm passado em minha mente, o que confesso ser bem esquisito, pois assim como muitos devem estar fazendo, eu o subestimei. O livro trata de assuntos (mesmo que parcialmente e nem tão focados) pouco conhecidos e que muitos deveriam aderir em suas discussões ou simplesmente nas suas atitudes. Afinal, todo mundo merece respeito e precisa de alguém para conversar.
Minha conclusão: nada de julgar o livro pela capa ou simplesmente porque não gostou dos outros de outras autoras ou da própria Babi, leia e dê uma chance a nossa rica literatura nacional!

Frases:
"Se você pode sobreviver ao próximo minuto, você pode aguentar qualquer coisa na vida."
"Se tem alguém que nunca vai te abandonar, é sua música. É a única coisa em que podemos confiar. É a única coisa que não nos vira as costas."
"A verdade é que quando se faz o que gosta, tudo começa a fazer sentido e valer a pena."
"Se não for difícil, não tem esforço. E, sem não tiver esforço, ninguém se torna mais do que medíocre."

Autor: Babi Dewet.
Editora: Gutenberg.
Páginas: 304.
Compre online: SaraivaSubmarino.

Para quem gosta dos livros da Babi ou já a acompanha a bastante tempo, no meio do livro tem uma surpresa sensacional! Quem me segue no Twitter já está sabendo, mas quem não está entendendo nada, leia e abrace essa surpresa!
Por esse post é só esse livro maravilhoso, espero que tenham gostado e que consigam ler. Mas enquanto você não lê, me conta sua opinião sobre a resenha e o livro, estou super curiosa!



4 comentários

  1. Adorei sua resenha, preciso ler esse livro imediatamente ❤️

    ResponderExcluir
  2. Genteee! Eu já leria pela capa que é maravilhosa! Adorei sua resenha mas a parte de curar a ressaca com Todynho foi demais! Adorei!! Rsrs Vou tentar quando me surgir uma ressaca literária..kkkk
    Adorei teu blog Thaís, Beijos!!

    www.lendo1bomlivro.com.br
    @lendo1bomlivro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tente, Day, eu juro que funciona hahah.
      Fico bem feliz que você tenha gostado de tudo <3

      Excluir

*Seja educado(a) e respeite a todos.
Deixe sua opinião, ela será sempre bem vinda, assim como você ❥